fbpx
skip to Main Content
+55 21 99669 0566 contato@intelligo.com.br
Como Ser Empático No Ambiente Profissional?

Como ser empático no ambiente profissional?

1. Demonstre atenção plena e genuína 

Uma pessoa empática tem a habilidade de voltar o foco de forma plena para seu interlocutor. Quando alguém lhe dirige a palavra ou compartilha algum problema, essa pessoa demonstra já em sua postura corporal que está com a sua atenção totalmente voltada àquele momento. 

Essa postura genuinamente presente e atenta passa segurança à outra pessoa, que se sente importante e reconfortada pelo gesto. Em um mundo tão distraído, em que todos passam mais tempo olhando para uma tela de poucas polegadas, isso tem um peso ainda maior. 

2. Ouça a outra pessoa de forma ativa 

Prestar atenção ao que a outra pessoa está falando é muito importante, mas não basta. O silêncio pode ser um pouco desagradável depois de alguns minutos. A pessoa empática usa recursos verbais e não verbais para interagir. Isso pode ser feito de duas formas: 

Afirmativa: com um sorriso ou com um pequeno balanço da cabeça, você valida a ideia da outra pessoa e demonstra concordar com ela. Isso também pode ser feito com palavras, tais como “compreendo a sua situação” e “é isso mesmo”. 

Encorajadora: demonstre interesse que possam encorajar a pessoa com as perguntas “O que aconteceu depois disso?” e “Mas como foi exatamente?”. Estes são exemplos de perguntas que levantam a bola para que a outra pessoa continue falando. 

3. Pense muito bem antes de falar 

Outro hábito que deve ser seguido é saber muito bem o momento de intervir e se colocar. 

Muitas vezes, podemos ter o ímpeto de interromper alguém para concluir o seu raciocínio ou discordar de algum ponto. Isso pode gerar no outro uma insegurança que o fará se retrair na conversa. 

Ter empatia é pensar várias vezes antes de falar. Somente quando a outra pessoa concluir a sua ideia, será o momento de fazer um comentário ou de colocar em prática uma das dicas acima. 

4. Reconheça o valor das perguntas 

Ter empatia não passa diretamente por aconselhar outros indivíduos. 

No lugar de dar alguma recomendação, as pessoas empáticas optam por fazer mais perguntas, como “Pode me contar mais a respeito?”, “O que você quer dizer?”, “Como você acha que isso pode ser solucionado?”, “Como você se sente em relação a isso?”. 

Naturalmente, em certos momentos elas também compartilham a sua opinião, mas somente quando incentivadas. 

5. Busque estabelecer conexões 

Pessoas empáticas possuem a capacidade de se colocar no lugar do outro. Essa é, provavelmente, a grande característica que ajuda a definir o conceito de empatia, pois permite imaginar a perspectiva do outro e estar disposto a ajudar a solucionar a questão. 

Em outras palavras, os empáticos procuram estabelecer conexões, por mais difícil que isso seja em alguns casos. Há momentos em que é necessário lidar com pessoas difíceis e compreender o seu ponto de vista. Nesse caso, o empático supera possíveis desentendimento para compreender de maneira real o problema em questão. 

Fonte: https://gestaodeequipes.com.br/empatia-no-trabalho

Back To Top